Cadastre-se no site e receba todas as nossas novidades no seu E-mail



Atenção: Alguns Links Antigos Estão Indisponíveis

quarta-feira, 14 de julho de 2010

CRIANDO UM PROGRAMA EM RUBY

Quando você programa um computador, você tem que "falar" em uma língua que o seu computador entenda: uma linguagem de programação. Existem muitas e muitas linguagens por aí, e muitas são excelentes. Neste tutorial eu escolhi usar a minha favorita, Ruby.

Além de ser a minha favorita, Ruby também é a linguagem mais fácil que eu já vi (e eu já vi uma boa quantidade delas). Aliás, esta é a verdadeira razão pela qual estou escrevendo este tutorial: Eu não decidi escrever este tutorial e aí escolhi Ruby por ser minha favorita; ao invés disso, eu descobri que o Ruby era tão fácil que eu decidi que deveria haver um bom tutorial que a usasse voltado para iniciantes. Foi a simplicidade do Ruby que inspirou este tutorial, não o fato dela ser minha favorita. (Escrever um tutorial similar usando outra linguagem, C++ ou Java, teria tomado centenas e centenas de páginas.) Mas não pense que Ruby é uma linguagem para iniciantes só porque é fácil! Ela é uma linguagem poderosa, de nível profissional como poucas.

Quando você escreve algo em uma linguagem humana, o que é escrito é chamado de texto. Quando você escreve algo em uma linguagem de computador, o que é escrito é chamado de código. Eu incluí vários exemplos de código Ruby por todo este tutorial, a maioria deles programas completos que você pode rodar no seu próprio computador. Para deixar o código mais legível, eu colori partes dele com cores diferentes. (Por exemplo, números estão sempre em verde.) Qualquer coisa que você tiver que digitar estará sempre numa caixa branca, e qualquer coisa que o programa imprimir estará em uma caixa azul.

Se você encontrar algo que não entende, ou se você tiver uma pergunta que não foi respondida, tome nota e continue a ler! É bem possível que a resposta venha em um capítulo mais adiante. Porém, se sua pergunta não for respondida até o último capítulo, eu lhe mostrarei onde você pode ir para perguntar. Existem muitas pessoas maravilhosas por aí mais que dispostas a ajudar; você só precisa saber onde elas estão.

Mas primeiro nós precisamos baixar e instalar o Ruby no nosso computador.

Instalação no Windows

A instalação do Ruby no Windows é muito fácil. Primeiro, você precisa baixar o Instalador Ruby. Pode haver mais de versão para escolher; este tutorial usa a versão 1.8.6, então assegure-se de que o que você baixar seja ao menos tão recente quanto ela. (Eu pegaria a última versão disponível.) Então simplesmente rode o programa de instalação. Ele perguntará onde você gostaria de instalar o Ruby. A não ser que você tenha uma boa razão para não fazer isso, eu instalaria no lugar recomendado.

Para programar, você precisa poder escrever programas e rodá-los. Para fazer isso, você vai precisar de um editor de texto e uma linha de comando.

O instalador do Ruby vem com um editor de texto adorável chamado SciTE (the Scintilla Text Editor). Você pode rodar o SciTE selecionando-o no menu Iniciar. Se você quiser que o seu código seja colorido como os exemplos deste tutorial, baixe estes arquivos e coloque-os na sua pasta SciTE (c:/ruby/scite se você escolher o local recomendado).

Seria também uma boa idéia criar um diretório em algum lugar para manter todos os seus programas. Tenha certeza que, quando você salvar um programa, esteja salvando neste diretório.

Para ir para sua linha de comando, selecione Prompt de Comando na pasta Acessórios do seu menu Iniciar. Você vai querer navegar para o diretório onde você mantém seus programas. Digitar cd .. levará você para o diretório anterior, e cd nome_do_diretorio colocará você dentro do diretório chamado nome_do_diretorio. Para ver todos seus diretórios dentro do diretório atual, digite dir /ad.

E é isto! Você está pronto para aprender a programar.

Instalação para Macintosh

Se você tiver um Mac OS X 10.2 (Jaguar), então você já tem Ruby no seu sistema! O que poderia ser mais fácil? Infelizmente, eu não acho que você possa usar Ruby no Mac OS X 10.1 e versões anteriores.

Para programar, você precisa ser capaz de escrever programas e executá-los. Para fazer isto, você precisará de um editor de textos e uma linha de comando.

Sua linha de comando está acessível através da aplicação Terminal (encontrada em Aplicações/Utilitários).

Para um editor de textos, você pode usar qualquer um com que você esteja familiarizado ou se sinta confortável usando. Se você usa TextEdit, entretanto, tenha certeza que você está salvando seus programas como somente-texto! Caso contrário seus programas não funcionarão. Outras opções para programar são emacs, vi, e pico, que estão todos acessíveis via linha de comando.

E é isto! Você está pronto para aprender a programar.

Instalação em Linux

Primeiro, vale a pena checar se você já tem Ruby instalado. Digite which ruby. Se este comando responder algo como /usr/bin/which: no ruby in (...), então você precisa fazer o download do Ruby, caso contrário veja que versão do Ruby você possui com ruby -v. Se for mais velha do que a última versão estável na página de download acima, pode ser bom atualizá-lo.

Se você for o usuário root, então você provavelmente não precisa de qualquer instrução para instalar o Ruby. Se não for, você poderia pedir ao seu administrador de sistema para instalá-lo para você. (Desta forma todos neste sistema poderiam usar Ruby.)

Caso contrário, você pode apenas instalá-lo de forma que apenas você possa usá-lo. Mova o arquivo baixado para um diretório temporário, como $HOME/tmp. Se o nome do arquivo for ruby-1.6.7.tar.gz, você pode abri-lo com tar zxvf ruby-1.6.7.tar.gz. Mude do diretório atual para o diretório que acabou de ser criado (neste exemplo, cd ruby-1.6.7).

Configure sua instalação digitando ./configure --prefix=$HOME). Depois digite make, que construirá seu interpretador Ruby. Isto pode levar alguns minutos. Após isto ter terminado, digite make install para instalá-lo.

Em seguida, você vai querer adicionar $HOME/bin para seu caminho de busca de comandos à variável de ambiente PATH, editando seu arquivo $HOME/.bashrc. (Você pode ter que se deslogar e logar novamente para que isto surta efeito.) Após ter feito isto, teste sua instalação: ruby -v. Se mostrar a você qual a versão do Ruby que você tem, você pode agora remover os arquivos em $HOME/tmp (ou onde quer que você os colocou).

E é isto! Você está pronto para aprender a programar.

0 comentários :

Postar um comentário

Deixe Seu Comentário Abaixo,,,,

Visitantes do Mundo

free counters